Inspiração melancólica.


Madrugada, comendo chocolate, tentando falar com alguém especial, com raiva da internet, ouvindo Nenhum de Nós.. deu nisso! ¬¬

• Objetivo na formação e conclusão acadêmica; virtudes e defeitos e formação profissional.

A resposta mais óbvia quando perguntam qual é o objetivo de estar na escola é APRENDER. Claro que estou aqui pra aprender. Mas meu objetivo durante minha formação acadêmica até a conclusão, além de aprender, é obter conhecimento e tirar dúvidas. Aprender não só na questão ‘pedagógica’, mas saber lidar com certas situações também. Após minha conclusão da formação acadêmica, eu pretendo colocar em prática todos esses anos de estudo. Hoje, meu objetivo é escolher o curso para fazer no 3º ano, está sendo difícil, mas... Quero cursar uma faculdade boa, talvez até duas faculdades, entrar numa empresa boa e crescer profissionalmente. Os meus outros sonhos são conseqüências e dependem completamente disso.
Durante este ano, aconteceram muitas coisas: boas e ruins. As virtudes foram: experiência, conhecimento e valorização às coisas. Aprendi muitas coisas, não só na escola, mas principalmente nesse início da vida profissional. Aconteceu tudo de uma hora para a outra, tive que abrir mão de algumas coisas, mas valeu muito à pena, por isso, aprendi a dar mais valor nas coisas que eu tinha e nas coisas que passei a ter, como dinheiro por exemplo. E conhecimento, que nunca é demais, foi muito importante na conquista de tudo o que consegui nesse ano. Aprendi também a lidar com a questão do reconhecimento. Por mais que eu faça as coisas bem feitas, e por mais que essas coisas saem exatamente como deveriam sair, vai ter sempre alguém pra criticar e dizer que aquilo não está bom. Por isso eu guardo tudo o que me dizem, desde críticas a elogios, enfim. E talvez meu principal defeito este ano, foi ir com muita sede ao pote. Não no sentido de vontade, determinação, mas em alguns casos, eu deveria ter ouvido mais, analisado melhor. Agi muitas vezes por impulsão e as conseqüências não foram muito boas. Eu deveria não ter deixado de fazer algumas coisas para depois e também não ter ‘reclamado’ tanto de algumas coisas só porque elas não aconteceram como eu queria. Mas tudo isso contribuiu para o meu conhecimento e crescimento como pessoa. Os problemas, as coisas ruins foram boas, porque aprendi a enfrentar as coisas como elas realmente são e também aprendi que quando tudo nos parece dar errado acontecem coisas boas que não teriam acontecido se tudo tivesse dado certo. É como no vídeo: quantas vezes pensei em desistir, fugir dos meus problemas com as soluções mais infantis possíveis. Quantas vezes me disseram ou insinuaram que eu não ia conseguir, que eu não tinha capacitação para determinado assunto, que eu nunca chegaria a lugar nenhum porque não era bom o suficiente? Perdi as contas. E o que mais mexeu comigo, foi o fato de ter ouvido isso das pessoas que eu mais precisava. E não sei se é orgulho, mas pra mim não importa se isso foi dito em momentos de raiva, briga, discussões. Eu costumo levar em consideração tudo o que me dizem. E daí surge o motivo da minha motivação, da minha vontade de superar e mostrar que eu sou capaz perante os novos desafios na vida profissional.
E todas minhas respostas resumem-se em um trecho de Fernando Pessoa: "Posso ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes, mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Mariana – 2º INFO
mari_adsouza@hotmail.com


Um comentário: