O Preconceito nas escolas

Estou pra falar disso há algum tempo já, mas não consegui terminar esse texto. A história é a seguinte..

Trabalho numa escola que em relação à outras, tem como alunos também crianças deficientes. Até aí, tudo bem. No meu caso, conheço e trabalho com duas aqui. Duas lindas e encantadoras, por sinal. São muito queridas, amáveis, adoráveis. Só que... o preconceito das demais crianças em relação à deficiência começa desde cedo. O que me deixa muito triste. Algumas não querem se aproximar, outras não querem saber, outras têm vergonha de conviver com pessoas assim. Isso me incomoda um pouco. Aliás, isso me incomoda e muito. Não é justo! O que eu aprendo principalmente com esse tipo de criança, é inacreditável, chega até a arrepiar a alma. É incrível como elas têm a capacidade de nos mostrar coisas que nós passamos tanto tempo pensando, reclamando, de um modo tão simples e tão direto! Fico abismada. A minha única preoucupação é daqui pra frente. Podem ser queridas hoje, mas quando cresceram, seram rejeitadas com certeza. Não estou torcendo pra que isso aconteça, estou sendo realista! E é uma realidade muito difícil de aceitar, não suporto. Essas crianças são sonhadoras, são crianças como outras qualquer, é inaceitável que elas sejam deixadas de lado. O que eu mais queria é achar um método de trabalhar com as demais crianças (mesmo não tendo tantooooo contato assim direto com elas, mas pelo menos quando estivéssemos juntas) para que possamos juntos acabar com essa palhaçada. Talvez aqui eu não consiga, mas eu quero muito um dia mudar isso (e não só isso..). Estou atrás de algum Trabalho Voluntário, algum trabalho para lidar com isso, mesmo sabendo que tenho que ser firme (é...). E incentivo todos ao ato. Já me faz um bem danado trabalhar com minha pimpolhada, imagine fora daqui, com outros casos (por falar nisso, recebi um abraço tão bom de um aluninho *-*). E eu não digo isso apenas em relação à crianças com deficiência física, mental, qualquer que seja. Preconceito de cor, raça, enfim. Eu percebo isso vindo de crianças. E acho que o melhor seria começar mudar através delas..! Me corriga se eu estiver errada...

Um comentário:

  1. PQP. vc escreve muito. chorei, por conviver com as mesmas coisas.

    ResponderExcluir