O Método Grönholm - O que você faria?

Bom... este post é referente à um método utilizado no recrutamente de candidatos para vagas em grandes empresas. Baseado na aula de Empreendedorismo (ahuahau), vou mostrar primeiro o vídeo (sem legenda) e depois eu explico e comento.

Então..
Ao mesmo tempo que o método se mostra eficaz, ele também é anti-ético. O filme em si, trata de de uma certa irônia o modo com que as empresas escolhem seus funcionários. Primeiramente quero ressaltar a competência do autor. O filme além de ter sido baseado numa peça de teatro, tem como cenário principal uma única sala de reunião. Às vezes há outros ambientes, mas tudo dentro da empresa! E fazer um filme auto-crítico, cheio de estratégias, mistério, apreensão tão bom em apenas um local, merece reconhecimento.
Esse método utilizado pelas empresas, no meu ponto de vista, é anti-ético. Sou completamente a favor do recrutamente com provas e tarefas concretas e objetivas, para que se tenha a certeza da escolha certa, mas algumas empresas chegam a extrapolar. Eu estava lendo e vi que algumas delas, consultam orkut, e por incrível que pareça, até o SPC e SERASA do candidato. Na boa, aí já é demais! Em alguns casos, o 'passado' negro ou não da pessoa pode sim influenciar no crescimento e desenvolvimento do mesmo no novo emprego, mas vasculhar vida pessoal a fora, não é nem um pouco agradável, faz favor né?!
O filme aborda um monte de questões e faz você pensar bastante! Imagine você numa entrevista para uma baita empresa com mais 7 candidatos. Imagine então, que entre vocês, existe um pscicólogo da empresa que está ali apenas para avaliar CADA UM. Imagine você saber que ele está ali. Imagine certas coisas acontecendo PROPOSITALMENTE fazendo com que você se surpreenda ou não além de mostrar sua reação. O que você faria? O filme aborda tantos acontecimentos presentes no dia-a-dia e simula tanta coisa, que fico pensando o que eu teria feito no lugar de fulano e de ciclano. Do jeito que sou meio 'estabanada' eu mais ficaria rezando pra que eu não falasse besteira do que me esforçando pra conseguir a vaga. Brincadeira, acredito em mim sim pow. Mas é muito difícil... se bem que passa né?! Eu tive (ou não) a sorte de ter conquistado um emprego sem ter sido 'vítima' desse método horrendo e assustador! Mas com relação a meus planos, já pensou o que me espera lá na frente? Vixiii! Sei lá porque eu escrevi sobre isso. Acho que é porque tô cansada de mesmice ou então preocupada na questão de 'ser adulta'. É poxa, daqui há um tempo (muito, pouco) eu vou ter que tocar minha vida em frente buscando sempre mais... e já me conscientizei que métodos iguais a esse (ou piores), eu irei de encarar! Ê elê..!
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário